1) (PUC-MG) As Angiospermas representam o extremo
atual de uma tendência evolutiva que passa pelas Traqueófitas: geração
esporofítica desenvolvida e gametofítica reduzida. São características
exclusivas das Angiospermas, EXCETO:
a)
dupla fecundação.
b) endosperma
triplóide.
c)
produção de sementes.
d)
presença de ovários e frutos.
2) (UFRS) Assinale com V
(verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem, referentes às angiospermas.
( ) Seus óvulos e sementes estão contidos em um
carpelo.
( ) Elas apresentam um endosperma diplóide.
( ) Elas apresentam dupla fertilização.
( ) Sua geração predominante é gametofítica.
( ) Elas são dióicas ou monóicas.
A seqüência correta de
preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a)
V - F - V - F - V.
b)
F - V - F - F - V.
c)
V - V - F - V - F.
d)
F - F - V - V - F.
e)
V - V - F - V - V.
a) carpelos.
b) sépalas.
c) gavinhas.
d) pétalas.
e) estames.
4) (Fuvest-2001) Certas
substâncias inibem a formação do tubo polínico em angiospermas. Explique como
essa inibição afeta a formação do embrião e do endosperma.
5) O desenho mostra as estruturas de uma flor em
corte longitudinal.
Escreva os
nomes das estruturas indicadas pelas setas:
1:
......................................................................................
2: ......................................................................................
3:
......................................................................................
4:
......................................................................................
5:
......................................................................................
6:
......................................................................................
7:
......................................................................................
8:
......................................................................................
9:
......................................................................................
10: ......................................................................................
11:
......................................................................................
12:
.......................................................................................
6) (FGV - SP-2009) Em
algumas espécies de plantas, ocorre auto-incompatibilidade entre o grão de
pólen e o estigma da mesma flor. Esse mecanismo, geneticamente determinado,
impede que nessas espécies ocorra a
a) polinização.
b) partenogênese.
c) autofecundação.
d) fecundação interna.
e) fecundação cruzada.
7) (PUC – SP – 2007) Duas
células gaméticas haploides presentes no tubo polínico são transportadas até o
óvulo. No interior do óvulo, uma delas une-se à oosfera (gameta feminino) dando
origem ao zigoto, enquanto a outra une-se a dois núcleos haploides, originando
uma célula triploide.
A
descrição acima refere-se a uma
a) gimnosperma, cujo embrião é diploide e o endosperma é
triploide.
b) gimnosperma, cujo embrião é triploide e o endosperma
é diploide.
c) angiosperma, cujo embrião é diplóide e o
endosperma é triplóide.
d) angiosperma, cujo embrião é triplóide e o
endosperma é diplóide.
e) pteridófita, cuja semente tem origem a partir de
fecundação dupla.
8) (FUVEST-2007) Na dupla fecundação que ocorre em
certas plantas, um dos núcleos espermáticos do tubo polínico funde-se à oosfera
e origina o zigoto diplóide. O outro núcleo espermático funde-se aos dois
núcleos polares do óvulo e origina uma célula triplóide que, por mitoses
sucessivas, produz o endosperma.
a) A dupla fecundação é
característica de que grupo de plantas?
b) Quais das estruturas
mencionadas no texto correspondem aos gametas masculino e feminino,
respectivamente?
9) (VUNESP-2007) A figura apresenta a variação na
produção de sementes pela população de uma espécie de árvore, observada pelo
período de 20 anos. As setas representam o período em que foi aplicado na área
um produto químico utilizado para o controle de pragas.
Analisando o comportamento da curva, pode-se afirmar
que o produto químico utilizado provavelmente elimina
a) outras espécies de plantas
que competem por nutrientes com a planta observada.
b) os insetos que se alimentam
das sementes dessa planta.
c) os pássaros que se
alimentam dos frutos dessa planta e que promovem a dispersão das sementes.
d) os polinizadores dessa
planta.
e) os microorganismos
patogênicos que infectam essa planta.
10) (VUNESP-2005) Esforços de cientistas criaram a
primeira rosa do mundo com pigmento para cor azul. Anteriormente, rosas de
coloração azul já eram produzidas através de cruzamento, mas não eram
consideradas azuis verdadeiras. Segundo o jornal The Japan Times on line, de
1º-.07.2004, a técnica recentemente utilizada consistiu no seguinte: o gene da
enzima que produz o pigmento azul, delfinidina, foi extraído do amor-perfeito e
ativado nas rosas.
Responda:
Como se chamam as estruturas
mais vistosas e atraentes destas flores, que passaram a ter cor azul? Qual o
significado biológico do fato de certas plantas apresentarem flores com cores
tão vistosas?
11) (Mack-2005) Nas
Angiospermas, ocorre dupla fecundação, pois um núcleo espermático se funde com
a oosfera, formando um zigoto 2n, e o outro núcleo espermático se funde com
a)
um núcleo polar, formando o endosperma secundário 2n.
b)
um núcleo polar, formando o endosperma primário 2n.
c)
dois núcleos polares, formando o endosperma secundário 3n.
d)
dois núcleos polares, formando o endosperma primário 2n.
e)
dois núcleos polares, formando o endosperma primário 3n
12) (Mack-2005) A semente de
Angiospermas é originada do
a)
óvulo, após ter ocorrido a fecundação, que contém em seu interior um embrião
com células 2n e endosperma com células 3n.
b)
óvulo, após ter ocorrido a fecundação, que contém em seu interior um embrião
com células 2n e endosperma com células 2n.
c)
óvulo, após ter ocorrido a fecundação, que contém em seu interior um embrião
com células 2n e endosperma com células n.
d)
ovário, após ter ocorrido a fecundação, que contém em seu interior um embrião
com células 2n e endosperma com células 3n.
e)
ovário, após ter ocorrido a fecundação, que contém em seu interior um embrião
2n e endosperma com células 2n.
13) (PUCCamp-2005) O azeite é extraído do fruto da
oliveira, a azeitona. Este fruto apresenta o pericarpo suculento. Durante a
formação do fruto, o pericarpo é resultante do desenvolvimento
a)
do óvulo fecundado.
b)
da parede do ovário.
c)
da oosfera fecundada.
d)
do receptáculo floral.
e)
do endosperma da semente.
14) (UFSCar-2006) Aproximadamente 90% da flora neotropical
produz frutos carnosos, com características atrativas para os vertebrados que
os consomem. Desse modo, estes animais têm papel importante na dispersão de
sementes e na organização das comunidades vegetais tropicais. Com relação à
dispersão de sementes pelos vertebrados, pode- se afirmar que
a) os animais frugívoros que
têm visão monocromática, como alguns canídeos, são ineficazes no processo de dispersão
de sementes.
b) a única forma de dispersão
realizada pelos mamíferos é através do transporte acidental nos pêlos.
c) a dispersão através das
fezes é possível porque as enzimas digestivas não digerem o embrião de algumas sementes.
d) os peixes não se alimentam
de frutos e por isso não participam do processo de dispersão de sementes.
e) os animais onívoros só
promovem a dispersão de sementes quando ingerem as vísceras de animais frugívoros.
15) (Unicamp-2003) Frutos carnosos imaturos são na maioria
verdes e duros. Durante o amadurecimento, ocorre a decomposição da clorofila e
a síntese de outros pigmentos, resultando em uma coloração amarelada ou avermelhada.
Com o amadurecimento também ocorre o amolecimento devido à degradação de
componentes da parede celular e aumento nos níveis de açúcares.
a) Qual a vantagem adaptativa das modificações que ocorrem
durante o amadurecimento dos frutos carnosos?
b) De que estrutura da flor se origina a porção
carnosa de um fruto verdadeiro?
16) (UFSCar-2003) Sobre
flores, responda:
As flores coloridas das angiospermas são interpretadas
como uma aquisição evolutiva que aumenta a eficiência da reprodução sexuada. De
que modo isso ocorre?
17) (UFRN-1998) O aparecimento de sementes e frutos -
estruturas que atuam como meios de propagação da espécie - justifica o grande
sucesso adaptativo, ao meio terrestre, das plantas do grupo
a)
pteridófitas.
b)
gimnospermas.
c)
briófitas.
d)
angiospermas.
18) (UECE-2002) As Angiospermas são as plantas de evolução
mais recente, apresentando frutos, característica ligada a modificações no
seguinte sistema presente nas plantas:
a)
condutor
b)
radicular
c)
reprodutor
d)
fotossintese
19) (FUVEST-2006) O ciclo de vida de uma planta de feijão pode ser representado
pelo esquema abaixo:
Um conjunto haplóide de genes é encontrado em células do
a) embrião que se forma a partir de 4.
b) endosperma que se forma em 1.
c) endosperma que se forma em 5.
d) tubo polínico que se forma em 2.
e) tubo polínico que se forma em 5.
20) (UEL-1994)
O
esquema a seguir representa uma flor de angiosperma. Assinale a alternativa que
associa corretamente os algarismos do esquema com as letras da lista a seguir.
a.
formação de grãos de pólen
b. deposição dos grãos de pólen
c. fecundação
d. transformação em fruto
a) I-a, II-d, III-b, IV-c.
b) I-b, II-a, III-c, IV-d.
c) I-c, II-d, III-a, IV-b.
d) I-c, II-b, III-d, IV-a.
e) I-d, II-b, III-c, IV-a.
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